Institucional

A Escola do Corpo é uma instituição sem fins lucrativos que atua há mais de 15 anos em São José dos Campos e desde sua fundação leva opções de bem-estar e qualidade de vida para população, sendo que hoje trabalha com o foco na formação cidadã de crianças e adolescentes tendo o esporte como ferramenta social.

O Clube Escola do Corpo foi fundado em 26 de março de 2004  tendo uma vertente focada no setor de saúde, mas sempre atrelada ao aspecto social, pois surgiu com intuito de promover trabalhos fisioterapêuticos para a comunidade, tornando acessível para aqueles que necessitavam.

Em 2009, a Escola do Corpo passou por mudanças em sua gestão e modernizações em seu estatuto. Fato que permitiu uma aproximação com a área esportiva, mais precisamente com o voleibol da cidade, no qual a instituição passou gerir as equipes de base feminina e masculina de forma federativa, chancelada pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Em 2014, a Prefeitura de São José dos Campos alterou o formato de administração dos projetos esportivos e assim o clube passou a gerenciar todo o corpo de voleibol do “Programa Atleta Cidadão”. E a partir disso, a entidade contou com as equipes de base de vôlei feminino e masculino além da equipe adulta masculina que disputa torneios estaduais e nacionais.

A partir do trabalho da Escola do Corpo, o voleibol em São José dos Campos atingiu seu ápice na temporada 2015/2016, no qual o time adulto masculino chegou a oitava colocação da Superliga, o principal torneio da modalidade no país. O melhor resultado de uma equipe de vôlei na cidade.

Em 2018, as modalidades da Ginástica Artística, Ginástica Rítmica e Vôlei de Praia se juntaram ao escopo de equipes geridas pela instituição. Fomentando diversos esportes, o Clube Escola do Corpo consegue atender atualmente mais de 300 atletas nas categorias de base, além de ter uma equipe adulta de voleibol masculino que representa a cidade de São José dos Campos em importantes competições, promovendo uma opção de lazer a população que tem acesso aos jogos de forma gratuita.